Novo coronavírus: webinar sobre possibilidades e limites dos testes acontece nesta quinta

Três pesquisadores destacados – as duas líderes do sequenciamento genético do novo coronavírus, Ester Sabino e Jaqueline de Jesus, e o imunologista Manoel Barral Neto –, juntamente com dois jornalistas de ciência, Herton Escobar, do Jornal da USP e Mariluce Moura, do Ciência na rua, vão conversar virtualmente nesta quinta-feira, 16, das 11:00h às 12:00h, com jornalistas, comunicadores populares e outros interessados sobre os diferentes testes que servem à identificação da contaminação por Sars-Cov-2 e suas aplicações. Clique aqui para se inscrever no webinário “Testes do coronavírus; possibilidades e limites”. 

Atingido o limite de inscrições para participação na conversa, os interessados podem acompanhar a apresentação e debates também pelo canal do YouTube do Cidacs/Fiocruz  (http://youtube.com/cidacsfiocruz) e enviar seus comentários. 

O webinário é organizado pelo Projeto Ciência na rua, Rede CoVida  e Agência Bori. Veja quem são os participantes:

  • Manoel Barral Neto – médico, imunologista voltado em especial à pesquisa em imuno-regulação de doenças parasitárias (principalmente leishmanioses e malária), é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Bahia) , foi professor e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi diretor de Cooperação Institucional do CNPq e é vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz. 
  • Ester Cerdeira Sabino – Líder da equipe que concluiu no Brasil o sequenciamento do genoma do Sars-Cov-2 apenas 48 horas depois de registrado o primeiro caso de Covid-19 no país, é professora do Departamento de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da USP e foi diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP. É investigadora principal de dois programas dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, um deles vinculado à identificação de biomarcadores para doenças tropicais negligenciadas, e coordenadora de um projeto (Pite- Fapesp) voltado a biomarcadores de infecções provocadas por arbovírus. 
  • Jaqueline Goes de Jesus – Jovem pesquisadora e também líder no sequenciamento do novo coronavírus, mestra pela Fiocruz-Bahia e doutora em patologia humana e experimental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente desenvolve pesquisas como bolsista Fapesp, em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT-USP), no âmbito do CADDE – Centro Brasil-Reino Unido para Descobertas, Diagnose, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus .
  • Herton Escobar – Jornalista especializado na cobertura de Ciência e Meio Ambiente, é repórter especial do Jornal da USP e colaborador internacional da revista Science. Foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo desde 2000 até 2018, onde abordou temas que abrangem pesquisa básica, política científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. 
  • Mariluce Moura – jornalista de ciência e pesquisadora, é criadora e coordenadora do projeto Ciência na rua, voltado a investigação e disseminação de novas formas de divulgação científica para jovens de 14 a 25 anos, em especial nas camadas de baixa renda.

 

Deixe uma resposta