Jogo educativo ensina crianças a se prevenirem do novo coronavírus

*Luana Alencar     

Ficar em distanciamento social em casa com as crianças não é uma tarefa fácil! Com as aulas suspensas, os pequenos têm passado mais tempo ociosos e o resultado é mais agitação e aumento da ansiedade. Pensando nisso, o grupo de Comunicação da rede CoVida se uniu em uma força tarefa para produzir um jogo de tabuleiro educativo para que os responsáveis e os filhos pudessem brincar juntos. Além de diversão, o passatempo pode ser grande aliado para turbinar o cérebro, melhorar sua capacidade de foco, concentração, memória e raciocínio. O jogo foi idealizado pela jornalista da Rede CoVida Karina Costa e desenvolvido por Gilson Rabelo, designer gráfico e colaborador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs).

Com a ideia em mente, a maior dificuldade, segundo Gilson, foi colocar em prática o projeto, visto que a rede de ilustradores ainda está em formação. A execução do jogo foi possível com a chegada das ilustradoras e jornalistas colaboradoras Beatrice de Melo e Gabriela Carvalho.

Todas as informações acerca do novo coronavírus foram cuidadosamente checadas no site do Ministério da Saúde por Gabriela. O objetivo foi unir aprendizado, informações confiáveis e muita diversão para as famílias.

Como jogar?

A ideia é que o tabuleiro seja impresso para o jogo. Alessandra Oliveira, jornalista e mestranda em Comunicação Social pela UFBA, explica quais são as regras:

Você já deve ter ouvido falar sobre o coronavírus, um ser pequenininho, mas perigoso para a saúde humana. O melhor jeito de se proteger dele é ficar em casa. Caso precise sair, tome alguns cuidados. Vamos jogar para aprender quais são eles? Antes de começar, cada jogador deve escolher algo para lhe representar no tabuleiro. Pode ser uma tampa de garrafa ou um grão de comida. Cada jogador, na sua vez, lança o dado para saber quantas casas deve andar.  Se você parar em um número, passe a vez. Se parar no vírus, siga as instruções, e depois passe a vez.  Ganha quem voltar primeiro para casa após completar todo o caminho.”, ensina a jornalista.

Quem pode jogar?

Crianças e adultos já alfabetizados estão aptos para o jogo.

Como acessar?

Aos interessados, o jogo estará disponível no site da Rede CoVida para download. Aproveite e leia as notícias recentes e apuradas sobre o novo coronavírus e compartilhe com as crianças!

               Baixe e imprima aqui

 

Siga a Rede CoVida nas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/redecovida/

Instagram e Twitter: @redecovida

 

Deixe uma resposta