Webinário debate atenção primária e vigilância no enfrentamento da Covid-19

Porta de entrada do sistema de saúde, a rede de atenção primária é o primeiro recurso buscado por pessoas com sintomas leves e moderados de Covid-19. Ali é possível prevenir e rastrear casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, orientar os cuidados de casos leves e, assim, evitar a ida desnecessária das pessoas a serviços de urgência e hospitais. Além disso, a atenção primária é um serviço muito capilarizado, constituindo uma ferramenta fundamental no apoio das ações de vigilância e assistência das favelas e comunidades.

O grande desafio para profissionais e gestores é articular esse trabalho de vigilância epidemiológica do novo coronavírus mantendo os outros serviços rotineiros da rede, como vacinação, atenção a pessoas com comorbidade e administração de medicamentos. Para discutir as estratégias de atuação nesse cenário, será realizado nesta sexta-feira, 19 de junho, às 14:00 horas, o webinário Atenção primária à saúde e vigilância no enfrentamento da Covid-19”, organizado pela Rede CoVida em parceria com a Ufba e o Cidacs (Fiocruz).   

Participarão do debate a médica Luamorena Leoni, coordenadora da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (BA), e Aloísio Gomes da Silva Júnior, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF). A mediação será feita por Guadalupe Medina, pesquisadora da Rede CoVida e do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba.

O link para se inscrever pelo Zoom é https://bit.ly/3hACLte. Os interessados podem acompanhar os debates e enviar seus comentários e perguntas também pelo canal do YouTube do Cidacs/Fiocruz.

 

Deixe uma resposta