Blog Archives

julho, 2020

junho, 2020

  • 18 junho

    Quantos testes o Brasil precisa fazer para controlar a COVID-19?

    Muito tem se indagado sobre quantos testes precisamos fazer no Brasil para acabar com o distanciamento social e reativação da economia. Em termos de saúde pública, a pergunta deve ser recolocada como quantos testes são necessários para orientar as ações apropriadas para o controle da epidemia. Tal controle permitiria estabelecer …

maio, 2020

  • 11 maio

    Situação e perspectivas de uso de algumas abordagens promissoras na COVID-19

    Este documento revê as publicações recentes de abordagens terapêuticas baseadas na patogênese da COVID-19. O uso da heparina e da IL-6 se relaciona com o quadro de desregulação inflamatória com envolvimento da célula endotelial, enquanto os tópicos do uso de plasma de pacientes recuperados da COVID-19 e de anticorpos monoclonais …

  • 10 maio

    Brasil registra testes de qualidade duvidosa

    Como a efetividade do enfrentamento da epidemia de COVID-19 é altamente dependente de testes diagnósticos, o aumento do número de testes para a COVID-19 é imprescindível. Com efeito, um melhor conhecimento da situação epidemiológica do Brasil, propiciado pela testagem em massa, é essencial para definir as estratégias mais efetivas de …

abril, 2020

  • 19 abril

    Boletim CoVida #3

    Boletim é semanal e elaborado por diversos cientistas

    O terceiro Boletim CoVida –  “O Brasil precisa de mais testes diagnósticos de Covid-19, mas não basta só testar”, dá atenção especial ao uso racional de testes diagnósticos no enfrentamento da epidemia de Covid-19, discutindo as bases das indicações em Saúde Pública dos testes diagnósticos e as desigualdades de acesso …

  • 17 abril

    Testes diagnósticos da COVID-19 – bases das indicações e seus usos

    O documento traz informações sobre os testes usualmente realizados para a COVID-19 e como os resultados de tais testes ajudam a entender o curso da doença individualmente e o curso da epidemia na área da saúde pública.

  • 16 abril

    COVID-19 – Reflexões acerca das desigualdades no acesso ao diagnóstico

    O estudo demonstra a importância da disponibilidade e precisão de dados epidemiológicos no combate à pandemia. E, a partir da análise de dados internacionais e nacionais, evidencia como as disparidades econômicas, regionais, sociais e raciais, muitas vezes, funcionam como entraves para o acesso à saúde. Também preenche uma lacuna nos …