Teste seus conhecimentos sobre higienização e desinfecção

1. O contato prolongado e frequente das mãos com detergentes/desinfetantes/saneantes pode prejudicar a camada protetiva da superfície da pele, ocasionando o surgimento ou agravamento de lesões na pele.
2. Os riscos de transmissão do novo coronavírus associados a alimentos estão relacionados à possibilidade de que as mãos contaminadas sejam levadas ao nariz ou boca depois do manuseio do alimento, e não diretamente à sua ingestão.
3. A solução de água sanitária e água mantém seu efeito desinfetante mais de 24h após ser preparada.
4. Não é necessário higienizar/desinfetar a embalagem de alimentos, mas as mãos devem ser lavadas adequadamente após o manuseio e antes de comer
Misturar desinfetantes é perigoso, visto que eles podem se transformar em outra substância com potencial de aumentar a toxicidade e os danos à saúde do usuário.
6. Se há pessoa infectada no domicílio, as janelas devem ficar sempre fechadas para evitar a ventilação do ambiente.
. Em banheiros públicos e outras situações em que é possível recontaminar as mãos, recomenda-se lavar também as torneiras com água e sabão, deixando agir por cerca de 30 segundos, enquanto lava as mãos, para posterior enxágue.
Ao chegar em casa, deve-se evitar sacudir a roupa usada para minimizar a possibilidade de dispersão do vírus pelo ar.
No caso de compras de supermercado, recomenda-se que alimentos em embalagens lacradas sejam guardados normalmente ou sejam mantidos em quarentena, pois é improvável que o conteúdo interno dos recipientes selados esteja contaminado
10. A roupa suja de uma pessoa infectada pode ser lavada junto às roupas de outras pessoas.
11. Maçanetas de portas externas, chaves, interruptores, portas e demais objetos de maior possibilidade de contágio em casa devem ser higienizados frequentemente, mesmo quando não há pessoas entrando e saindo do domicílio.
12. A lavagem regular e completa das mãos deve ser feita, de preferência, com água e sabão por pelo menos 40 segundos, e é uma das principais medidas de controle e prevenção da Covid-19
13. Posso ficar sem máscara em casa se a pessoa com Covid-19 estiver isolada em um quarto.
14.As roupas que foram usadas na rua precisam ser lavadas em separado das que só foram usadas em casa.
15. Antes de lavar talheres, pratos e copos usados por uma pessoa infectada, qualquer outro objeto deve ser removido das proximidades da pia para evitar contaminação.
Teste seus conhecimentos sobre higienização e desinfecção
Você acertou {{userScore}} de {{maxScore}}
{{title}}
{{image}}
{{content}}