DOCUMENTOS

Nesta seção a Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade disponibiliza produzidos por suas equipes de pesquisadores com o objetivo de apresentar informações que possam ajudar a população e os profissionais de saúde a esclarecerem questões sobre o novo coronavírus, com base na literatura científica disponível.

Os documentos são elaborados pelas seguintes equipes:
– Etiologia, Patogênese e Diagnóstico;
– Estratégias de Controle e Prevenção;
– Clínica e Terapêutica;
– Organização de Serviços de Saúde;
– Impactos Sociais e Desigualdades em Saúde;
– Modelagem Matemática;
– Epidemiologia e Informação;
– Comunicação

Para acessar o documento completo em PDF, basta clicar no botão de “download”. 

Boletim CoVida #8

O “Boletim CoVida #8: Integração entre Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19” comenta os principais pontos do relatório “Vigilância Universa da Covid-19 na Atenção Primária”, elaborado por um grupo de pesquisadores da Rede CoVida. Além disso, o Boletim ainda apresenta um conjunto de …

Leia Mais

Aspectos clínicos e terapêuticos da infecção da COVID-19

O documento apresenta o período de incubação e de transmissibilidade do vírus, a sintomatologia da doença, os tratamentos disponibilizados na assistência domiciliar e hospitalar, além dos principais estudos experimentais que vêm sendo conduzidos para tratamento da Covid-19. Também disponibiliza protocolos para atendimento especializado durante a pandemia. Atualizado dia 21 de …

Leia Mais

Estratégias de Testagem e Indicadores de Saúde

Apesar da importância da testagem para o entendimento do comportamento e da magnitude da doença, as táticas adotadas pelos países até o momento variam enormemente, e não é incomum que tais estratégias sejam distintas a depender da fase da epidemia. De forma geral, os países se dividem em dois grandes …

Leia Mais

Boletim CoVida #7

Gravidezes não-desejadas, elevação do número de mortes maternas e infantis, Sofrimento psicológico, busca por abortos inseguros e aumento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A pandemia de Covid-19 pode afetar a saúde de milhões de brasileiras, gerando um problema de saúde pública que não está diretamente ligado ao vírus. Essas e …

Leia Mais

Quantos testes o Brasil precisa fazer para controlar a COVID-19?

Muito tem se indagado sobre quantos testes precisamos fazer no Brasil para acabar com o distanciamento social e reativação da economia. Em termos de saúde pública, a pergunta deve ser recolocada como quantos testes são necessários para orientar as ações apropriadas para o controle da epidemia. Tal controle permitiria estabelecer …

Leia Mais

Vigilância Universal da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde

Dado que o vírus é de elevada transmissibilidade, impõem-se o desenvolvimento de modelos de vigilância ativa que, ao tempo em que garantam a detecção rápida de casos e contatos, também impeçam que trabalhadores de campo sejam infectados. Nesse sentido, propostas inovadoras de monitoramento que utilizem ferramentas digitais serão divulgadas em …

Leia Mais