SOBRE

A “Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade” é um projeto de colaboração científica e multidisciplinar focado na pandemia de Covid-19. É uma iniciativa que surgiu em março de 2020 a partir da união entre o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), diante da maior crise de sanitária global dos últimos 100 anos.

A Rede é uma resposta de pesquisadores e profissionais de comunicação que visam enfrentar a pandemia de Covid-19, apoiando a tomada de decisões dos gestores e oferecendo informações científicas confiáveis a partir do monitoramento de casos, da modelagem matemática e dos saberes reunidos por cientistas de diversos campos de saberes. Sua atuação compreende as seguintes áreas:

  1. Monitoramento da epidemia – monitoramento de casos e predições periódicas de sua evolução, com dados para Brasil, estados e municípios com casos confirmados (http://painel.covid19br.org/).
  2. Construir modelos matemáticos em tempo real – com modelos bem definidos torna-se possível avaliar, antecipadamente, o efeito de medidas de controle a serem adotadas.
  3. Sintetizar as evidências científicas – revisão das evidências científicas em tempo real, avaliando a sua qualidade e identificando os achados que podem auxiliar a tomada de decisão no campo da gestão e organização dos serviços de saúde, nas ações de vigilância epidemiológica e nos aspectos clínicos e terapêuticos diretamente relacionados ao cuidado das pessoas com diagnóstico de Covid-19.
  4. Divulgação de evidências científicas – desenvolver e implementar estratégias de disseminação de informações confiáveis sobre a Covid-19 adequadas para diversos tipos de público e em diversos canais de comunicação.

Conheça nosso funcionograma

quem somos

Adalton dos Anjos Fonseca

Acesse o Lattes »

Alan Amad

Acesse o Lattes »